A Comissão Europeia avaliou positivamente o plano de recuperação e resiliência de Portugal no valor de 16,6 mil milhões de EUR, constituído por 13,9 mil milhões de EUR em subvenções e 2,7 mil milhões de EUR em empréstimos.
O financiamento concedido pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência — que está no centro do NextGenerationEU — apoiará a aplicação, até 2026, de medidas cruciais de investimento e de reforma apresentadas por Portugal para que o país saia mais forte da pandemia de Covid-19.
O plano português faz parte de uma resposta coordenada sem precedentes da UE à crise da Covid-19 para dar resposta aos desafios comuns europeus mediante a integração das transições ecológica e digital, bem como reforçar a resiliência económica e social e a coesão do Mercado Único.
Consulte todos os documentos disponíveis em anexo:
- Proposta de decisão de execução do Conselho relativo à aprovação da avaliação do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.
- Anexo da proposta de decisão de execução do Conselho relativo à aprovação da avaliação do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.
- Análise do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal que acompanha o documento Proposta de decisão de execução do Conselho relativa à aprovação da avaliação do Plano de Recuperação e Resiliência.