Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-04-22 às 19h39

Zaragatoas made in Portugal para facilitar a despistagem da Covid-19

A criação de um consórcio entre o Algarve Biomedical Center (ABC) da Universidade do Algarve (UAlg), a Hidrofer, o Instituto Superior Técnico (IST) e a Logoplaste para a produção industrial de zaragatoas é concretizada esta quinta-feira, dia 23 de abril, no Centro Tecnológico Nuclear do IST, a partir das 14h30, em Loures. As zaragatoas são essenciais para a colheita de material biológico destinado à realização dos testes para a despistagem da Covid-19.

O consórcio inclui a produção de zaragatoas, feitas à base de Dacron, concebidas no ABC da UAlg, produzidas na empresa Hidrofer de Famalicão, esterilizadas nos Laboratórios de Loures do IST e disponibilizadas com base num kit fabricado na empresa Logoplaste, tendo todo o processo contado com o trabalho de articulação da Professora Elsa Henriques, da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

A sessão inicia-se com uma visita à Unidade Tecnológica de Radioesterilização do Centro Tecnológico Nuclear do Instituto Superior Técnico (IST) pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Ana Mendes Godinho e a Ministra da Coesão Territorial (MCT), Ana Abrunhosa.

As regras de segurança são exigentes, pelo que os jornalistas e repórteres de imagem que pretendam estar presentes devem enviar antecipadamente a sua identificação ( nome e número do Cartão de Cidadão) para o email da assessora de imprensa do Instituto Superior Técnico, Joana Lobo Antunes, joanala@tecnico.ulisboa.pt.