Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-07 às 21h09

Valorizar a capacidade nacional de industrialização, de inovação e de investigação em materiais avançados e baterias

O encontro «A Cadeia de Valor das Baterias Sustentáveis - Valorizar a capacidade nacional de industrialização, de inovação e de investigação em materiais avançados e baterias» realiza-se esta terça-feira, dia 8 de junho, a partir das 10h45, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, e conta com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba. 

Trata-se de uma oportunidade para debater a promoção de redes colaborativas e de parcerias que visem a criação da Cadeia Integral de Valor de Baterias Sustentáveis em Portugal para: 

i. estimular uma nova geração de baterias de estado sólido com sistemas de controlo avançados

ii. garantir processos sustentáveis na refinação e reciclagem de baterias

iii. garantir a produção de baterias sustentáveis com obtenção "verde" de lítio, através de mineração sustentável e o desenvolvimento dos territórios

iv. estimular a produção "verde" de lítio com refinação próxima da mineração, evitando transporte de grandes volumes de materiais entre lugares distantes. 
 
No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e no contexto da transição energética e dos objetivos Europa 2030 nos quais as baterias são parte fundamental no compromisso para com a neutralidade carbónica, Portugal assume um papel importante na concretização da estratégia ambiental europeia ao promover a Cadeia de Valor de Baterias Sustentáveis.

Trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento económico, social e científico do país, aproveitando as capacidades nacionais de investigação, inovação e desenvolvimento industrial.