Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-30 às 16h12

Testes à Covid-19 aos bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa em situação de calamidade

O Ministério da Administração Interna, em articulação com o Ministério da Saúde, decidiu realizar testes de despistagem à Covid-19 aos elementos que integram os corpos de bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias em Situação de Calamidade da Área Metropolitana de Lisboa.

A realização dos testes será organizada entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

A medida tem em conta o risco de exposição profissional ao coronavírus SARS-CoV-2 a que estão sujeitos os bombeiros, nomeadamente no transporte de doentes urgentes e não urgentes. Pretende-se, assim, minimizar o risco de contágio entre o efetivo, salvaguardando a saúde e segurança dos bombeiros e daqueles com quem estes contactam, bem como a capacidade de resposta operacional dos corpos de bombeiros.

A realização dos testes inicia-se esta semana e abrange todos os 944 operacionais dos quadros ativo e de comando, pertencentes a 16 Corpos de Bombeiros: Amadora (Município da Amadora), Ajuda, Beato e Penha de França, Cabo Ruivo, Campo de Ourique, Lisboa e Lisbonenses (Município de Lisboa), Camarate e Sacavém (Município de Loures), Caneças, Odivelas e Pontinha (Município de Odivelas), Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Belas e Queluz (Município de Sintra).