Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-12 às 18h29

Taxa de positividade em docentes e não docentes permanece reduzida mesmo em concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes

O processo de testagem à Covid-19 em estabelecimentos de educação e ensino do Ministério da Educação (ME) prosseguiu na semana passada, tendo sido registada uma taxa de positividade de 0,1%, ou seja, 125 casos positivos em mais de 110 mil testes realizados em todo o país (a que se juntam os testes feitos pela Saúde Pública, Municípios ou outras entidades).

Este momento de testagem abrangeu trabalhadores docentes e não docentes dos setores público e privado, que iniciaram as atividades presenciais a 05 de abril, bem como aos profissionais de escolas localizadas em concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, que já tivessem regressado anteriormente, conforme determinação da Orientação em vigor.

Também nestes concelhos com uma maior incidência de Covid-19, a percentagem de casos positivos em estabelecimentos de educação e ensino foi similar (0,1%), demonstrando como as escolas se têm afiançado como lugares seguros.

Como referido, paralelamente a esta testagem massiva em ambiente escolar, são feitos os testes regulares de saúde pública, nomeadamente aquando da deteção de casos positivos, procurando identificar-se e quebrar-se cadeias de transmissão, dentro e fora dos portões das escolas.

Os testes de antigénio providenciados pelo ME, que prosseguem no dia 19 de abril, com o retomar das atividades presenciais do ensino secundário, envolvem todos os profissionais da Educação e os alunos do ensino secundário.
Áreas:
Educação