Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-05-18 às 18h08

Setor dos transportes será central na estratégia de recuperação económica dos Estados-membros

No âmbito da preparação da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, reuniu hoje por videoconferência com os seus homólogos do Trio de Presidências, Tamara Zieschang, Secretária de Estado do Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, e Blaž Košorok, Secretário de Estado das Infraestruturas da Eslovénia.

A agenda da reunião centrou-se na discussão dos pontos-chave da Declaração dos Ministros dos Transportes da Alemanha, Portugal e Eslovénia, a ser adotada no próximo dia 23 de junho, e que marcará o início do Trio de Presidências (de 1 de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2021).

Os três secretários de Estado acordaram que o programa e a agenda do Trio terão de ser ajustados para se adaptar aos desafios colocados pela pandemia Covid-19, pelo que será necessário priorizar ações comuns a nível da União Europeia para o Trio de Presidências.

O setor dos transportes – aéreos, terrestre e marítimos –, de mercadorias e de passageiros, foi identificado pelos três países como central na estratégia de recuperação económica dos Estados-membros no atual contexto de crise provocada pela pandemia.

"A conectividade é essencial, nomeadamente nas áreas periféricas da União, e em particular para a Península Ibérica. A pandemia continuará a condicionar o setor de transportes, que deve ser salvaguardado, dado o seu papel relevante na preservação do mercado interno europeu", referiu o Secretário de Estado português, que presidiu à reunião.