Comunicados
Arrancam
na próxima semana as sessões públicas regionais com vista à elaboração do Plano
Ferroviário Nacional (PFN).
Identificar
as necessidades de cada região do continente e recolher contributos para o
documento são os principais objetivos destas sessões, que serão divididas em
duas partes: reuniões internas com as CCDR e entidades intermunicipais pela
manhã e uma sessão pública, transmitida online, e aberta à participação de
todos pela tarde.
O
pontapé de saída é dado na CCDR – Centro, em Coimbra, no dia 15 de julho.
Segue-se CCDR-Algarve, no dia 19 de julho, CCDR-Alentejo a 22 de julho, CCDR-
Lisboa e Vale do Tejo a 26 de julho, e o périplo termina no dia 27 de julho, no
Porto, com a CCDR-Norte.
Estas
sessões regionais têm como objetivo ouvir as expetativas e perceber quais as
ambições concretas que cada população e meio empresarial das respetivas regiões
tem para o transporte ferroviário de passageiros e mercadorias.
Antes de cada uma das sessões serão divulgados os links de acesso e toda a informação necessária, através do site https://pfn.gov.pt/.
A
auscultação às regiões faz parte da primeira fase de elaboração do Plano
Ferroviário Nacional, apresentado no dia 19 de abril de 2021. Desde então, o
Governo já recebeu 228 contributos de cidadãos individuais, associações de
cidadãos, ligadas ao setor empresarial ou à defesa do ambiente, entre outros.
Uma
vez terminado este périplo pelo país e recolhidos todos os contributos, o
Governo dará início à fase de redação do Plano, que se espera estar concluído,
após consulta pública, no primeiro semestre de 2022.
O
PFN é o instrumento que irá definir a rede ferroviária que assegura as
comunicações de interesse nacional e internacional em Portugal. Com este plano,
pretende-se conferir estabilidade ao planeamento da rede ferroviária para um
horizonte de médio e longo prazo.
A
adoção de um Plano Ferroviário Nacional está prevista no programa do XXII
Governo Constitucional, que também estabelece como objetivos levar a
ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre
Lisboa e Porto e promover melhores ligações da rede ferroviária às
infraestruturas portuárias e aeroportuárias. Além desses, o PFN deverá
assegurar uma cobertura adequada do território e a ligação dos
centros urbanos mais relevantes, bem como as ligações
transfronteiriças ibéricas e a integração na rede
transeuropeia. Deverá ainda garantir a integração do modo ferroviário nas
principais cadeias logísticas nacionais e internacionais.
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