Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-10-11 às 15h12

Sessões Comentadas do Plano Nacional de Cinema arrancam na Rede de Cineteatros

O Plano Nacional de Cinema (PNC) – pnc.gov.pt – organiza um conjunto de três sessões de cinema comentadas em salas que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Os filmes selecionados têm disponíveis guiões de exploração pedagógica para o trabalho feito nas escolas.

Em cada sessão será projetado um ou mais filmes de diferentes épocas da história do cinema português, incluindo ficção, documentário e animação, seguindo-se a apresentação de um dossiê pedagógico, com o objetivo de promover junto do público, incluindo a comunidade escolar, a experiência de ver filmes em sala. Estas sessões destinam-se aos professores e ao público em geral, estando prevista a sua continuação em 2022.

Assim, já esta terça-feira, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, será exibido o documentário As Armas e o Povo (Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica, 1975), numa parceria com o Cineclube de Guimarães. No dia 3 de novembro, na Cinemateca Portuguesa em Lisboa, serão projetados os filmes que integram a chamada trilogia da infância de Regina Pessoa: A Noite (1999), História Trágica com Final Feliz (2005) e Kali, o Pequeno Vampiro (2012). Finalmente, a 14 de dezembro, o Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra exibirá Tabu de Miguel Gomes (2012).

A missão do PNC é criar junto da comunidade escolar as melhores condições para que possa desenvolver o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais. O PNC continua a apostar numa oferta diversificada e de qualidade para chegar a um maior número de escolas e alunos em todo o país e também fora dele.

Para o Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, «numa altura em que proliferam as imagens em movimento, o trabalho do PNC é ainda mais importante, contribuindo para que crianças e jovens saibam ver e interpretar essas imagens, dotando-as de sentido crítico e estético, estimulando também assim a formação de novos públicos para o cinema. As sessões comentadas do PNC promovem a ampliação deste objetivo, envolvendo todos nesta missão e dando maior visibilidade a salas e equipamentos culturais espalhados por todo o território».

Leia o comunicado
Áreas:
Cultura