Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-03-29 às 13h25

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação participa na 5.ª Conferência de Bruxelas sobre o apoio ao futuro da Síria e da região

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, participa no Segmento Ministerial da 5.ª Conferência de Bruxelas sobre o apoio ao futuro da Síria e da região, que se realiza por videoconferência, sob presidência conjunta da União Europeia e das Nações Unidas. 

Durante a Conferência serão debatidas formas de apoio da comunidade internacional aos esforços para se alcançar uma solução política para o conflito sírio. Estima-se que, este ano, o Plano de Resposta Humanitária para a Síria necessite de um financiamento de 3,6 mil milhões. 

O evento visa igualmente abordar as modalidades de apoio aos 6,1 milhões de deslocados internos e aos 6,6 milhões de pessoas que procuram refúgio noutros países, principalmente da região. 

Portugal participa na Conferência de Bruxelas desde a primeira edição desta iniciativa, em 2017, que tem como objetivo responder à grave situação humanitária que se vive na Síria, onde cerca de 13,1 milhões de sírios, numa população total de 17,5 milhões, precisam de assistência humanitária. No âmbito dos Programas Nacionais de Reinstalação, Portugal tem acolhido refugiados sírios a partir da Turquia e do Egipto. 

Por outro lado, tem-se associado à resposta à crise humanitária síria, contribuindo, de forma regular, para o esforço financeiro internacional, nomeadamente através do Fundo Madad da União Europeia e através de contribuições voluntárias para a "Plataforma Global para os Estudantes Sírios".