Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-03 às 17h14

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação na reunião do Grupo de Trabalho da União Europeia sobre Ajuda Humanitária

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, participa esta sexta-feira, pelas 8h30, na reunião informal do Grupo de Trabalho do Conselho da União Europeia sobre Ajuda Humanitária e Ajuda Alimentar, que terá lugar por videoconferência, e cuja Presidência é assegurada pelo Camões - Instituto de Cooperação e da Língua, I.P..

O grupo irá discutir o acesso à educação superior em situações de emergência, uma das prioridades transversais da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia na área humanitária, com o objetivo de promover o reforço da coordenação entre todos os atores relevantes e reduzir os obstáculos aos esforços europeus e internacionais.

Esta sessão inclui, ainda, uma intervenção gravada do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, em nome da Plataforma Global para o Ensino Superior nas Emergências (APGES) que, desde 2013, tem tido um papel muito ativo nesta área de atuação humanitária.

Apenas 3% dos refugiados têm atualmente acesso ao ensino superior a nível mundial. Esta é uma lacuna que importa ultrapassar, para não deixarmos ninguém para trás.

Portugal está fortemente empenhado em aumentar as oportunidades de ensino superior para refugiados, bem como para deslocados internos, deslocados à força e jovens mulheres e homens em geral que se encontram em cenários frágeis ou em situações de crise humanitária.