Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-03 às 18h04

Secretário de Estado da Internacionalização visita Miami

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deslocar-se-á a Miami, entre os dias 4 e 6 de dezembro, em missão de captação de investimento e para promover as exportações nacionais.

No dia 4, a agenda contempla diversos encontros com investidores dos setores: aeronáutico, financeiro, hoteleiro, fileira casa e ainda infraestruturas e construção.

No dia seguinte, às 8h00, o Secretário de Estado participará numa Mesa – Redonda de Negócios, promovida pela Câmara de Comércio de Miami, onde apresentará as potencialidades de Portugal como destino de investimento. Neste dia, às 17h00, reunir-se-á com empresários nacionais, americanos, cabo-verdianos e angolanos. Pelas 20h00, participará num jantar empresarial com membros da diáspora lusa residentes no Estado da Florida.

Por ocasião desta deslocação, Eurico Brilhante Dias visitará ainda a Art Basel Miami, um dos principais eventos culturais internacionais de arte, onde terá um encontro com potenciais investidores daquele Estado.

Os EUA são um importante parceiro económico de Portugal, ocupando, em 2018, a 5.ª posição como cliente e 9.ª como fornecedor. As exportações nacionais de bens e serviços registaram, entre 2014 e 2018, uma taxa de crescimento de 11,6%. Entre janeiro e setembro de 2019, as exportações de bens e serviços ascenderam a 4 242 M€, um aumento de 13,1%, face ao período homólogo de 2018. No ano transato cerca de 3.340 empresas nacionais de bens exportaram para aquele mercado.