Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-09-07 às 17h28

Secretário de Estado da Internacionalização visita Espanha

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deslocar-se-á a Espanha, entre os dias 8 e 9 de setembro, para promover os bens e serviços nacionais e a angariação de investimento.

No dia 8 de setembro, em Madrid, o Secretário de Estado participará, pelas 12h00, na inauguração da Organic Food Ibéria, feira internacional ibérica para o setor biológico. A participação nacional neste certame será efetuada sob a marca Portugal Bio, e estarão presentes as associações Portugal Foods e AgroBio.

No dia 9 de setembro, em Valência, Eurico Brilhante Dias presidirá à sessão de encerramento da Noche de la Economia de Valencia, onde Portugal é o país- convidado, em 2021. Esta iniciativa, promovida pela Câmara de Comércio e Serviços de Valência, tem por objetivo distinguir o tecido empresarial luso e valenciano em matéria de internacionalização, digitalização e inovação.

A agenda do Secretário de Estado contempla ainda a realização de algumas reuniões com potenciais investidores.

Esta ação insere-se na estratégia do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designada Roteiros para a Internacionalização, que visa reforçar a cooperação do tecido empresarial, a articulação intersectorial nos mercados externos e potenciar o posicionamento das empresas portuguesas nas cadeias de valor internacionais.

Espanha é um dos principais parceiros económicos de Portugal. Nos primeiros meses de 2021, as exportações de bens e serviços para aquele mercado totalizaram os 9 429,2 milhões de euros, um aumento de 26,9% face ao mesmo período em 2020. No ano passado, cerca de 7200 empresas nacionais de bens exportaram para Espanha, o que representou um aumento de 210 empresas comparativamente a 2019.