Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-11 às 16h42

Secretário de Estado da Internacionalização visita a Grécia

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, inicia hoje até dia 16 de maio, uma visita à Grécia, para participar no Fórum Económico de Delfos e acompanhar o Ministro do Mar, Ricardo Santos Serrão, numa missão de diplomacia económica no âmbito da economia azul.

Em Atenas, durante o dia de hoje, reunir-se-á com o Ministro do Desenvolvimento Rural e da Alimentação, com o Ministro-Adjunto das Finanças, e ainda com o Ministro do Ambiente e Energia.

No dia 12, reunir-se-á com o Ministro da Governação Digital e visitará o Porto de Pireu, participando ainda, numa conferência digital dedicada às prioridades da agenda da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021.

No dia seguinte, ainda em Atenas, terá um encontro com o Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, responsável pelas áreas da diplomacia económica e internacionalização. Pelas 19h30, integrará um painel no Fórum Económico de Delfos subordinado ao tema Trade Policy, Post-COVID Recovery and Growth.

Por ocasião desta deslocação, Eurico Brilhante Dias inaugurará uma ação designada Made in Portugal Naturally, que promoverá a fileira casa e materiais de construção naquele mercado.

O Secretário de Estado encontrar-se-á ainda com o Presidente da Câmara Municipal de Atenas, com o Presidente do Instituto do Desenvolvimento Sustentável, e terá diversos encontros empresariais.

As exportações nacionais de bens e serviços para a Grécia têm registado um crescimento significativo desde 2016. No que respeita aos bens, nos primeiros meses de 2021 Portugal exportou mais 40% para aquele mercado, comparativamente ao mesmo período de 2020.