Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-21 às 14h18

Secretário de Estado da Energia visita Japão para aprofundar relações bilaterais empresariais e políticas

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, inicia a 24 de fevereiro uma viagem de quatro dias a Tóquio, no Japão, para aprofundar as relações bilaterais empresariais e políticas entre os países. Acompanhado por 16 empresas, associações e instituições, o Secretário de Estado pretende explorar as sinergias que possam aportar valor à estratégia nacional de hidrogénio.

João Galamba vai encontrar-se neste período com o Vice-Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Hiromasa Nakano, e o Diretor-Geral da Agency for Natural Resources and Energy, Yasuhiro Matsuyama. A comitiva visitará a 16ª edição da International Hydrogen & Fuel Cell Expo (FC EXPO 2020) e estão também marcados encontros com várias empresas nipónicas.

Entre as empresas e instituições da área da energia, da mobilidade, das renováveis, da construção e da reparação naval que participam nesta viagem, encontram-se a Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica.

Com a crescente competitividade das energias renováveis em Portugal, o Governo pretende potenciar a produção e exportação de hidrogénio verde, estando a planear a transformação e conversão de infraestruturas para passar do transporte de combustíveis fósseis para o hidrogénio. Com o aparecimento de um mercado internacional nesta área, o Governo pretende colocar Portugal na dianteira desta oportunidade global. Esta aposta tem também reflexos na mobilidade sustentável, área na qual o Governo já desenvolveu medidas, nomeadamente parcerias para a produção de autocarros sustentáveis movidos a hidrogénio.