Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-17 às 11h24

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna ativa a Comissão Mista para melhorar o programa Farmácia Segura

No âmbito do protocolo de colaboração entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF), o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna decidiu ativar a Comissão Mista, que reuniu esta quarta-feira, e que contou com a presença de representantes do MAI, da ANF, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, do Sistema de Segurança Interna e da Rede Nacional de Segurança Interna.

Com a ativação da Comissão Mista, pretende-se desenvolver os trabalhos necessários para melhorar o programa Farmácia Segura, estudando a implementação de uma nova solução tecnológica que permita a atualização das medidas de segurança no universo das farmácias.

O programa Farmácia Segura foi delineado conjuntamente entre o MAI e a ANF em 2006, revisto posteriormente em 2011, de forma a reforçar as condições de segurança e minimizar os riscos a que se expõem os profissionais e os utentes dos estabelecimentos farmacêuticos, disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Baseia-se na estreita colaboração e partilha de informações com as Forças de Segurança, apostando na formação, informação e gestão ativa da segurança. No âmbito do programa foram efetuadas ligações entre as farmácias aderentes e um sistema de alarme que permite, após o seu acionamento, uma resposta imediata por parte dos meios policiais.