Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-11-23 às 9h39

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação no Conselho de Ministros do Desenvolvimento da UE

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa hoje na reunião informal do Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia (UE), que se realiza por videoconferência, sob presidência do Alto Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell. 

Os Ministros discutirão a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres na ação externa da UE, com vista à preparação do terceiro Plano de Ação da UE sobre o tema. - O ano 2020 assinala os 25 anos sobre a adoção da Declaração de Pequim sobre Direitos das Mulheres, bem como da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança. 

Sobre o processo negocial do futuro Acordo pós-Cotonou, a Comissária europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, fará um ponto da situação relativo ao enquadramento jurídico das relações da UE com os países de África, das Caraíbas e do Pacífico. 

Da agenda deste Conselho Ministros consta ainda a questão do alívio das dívidas públicas dos países parceiros, no quadro da recuperação económica global e da prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este debate contará também com a participação do Comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, bem como da Diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.