Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-29 às 17h08

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação na «Conferência Bruxelas IV sobre o futuro da Síria e da Região»

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa na "Conferência Bruxelas IV sobre o futuro da Síria e da Região", organizada conjuntamente pelas Nações Unidas e pela União Europeia, e que decorrerá em formato digital.

A videoconferência tem o objetivo de mobilizar os recursos financeiros necessários ao apoio das populações afetadas pelo conflito sírio, tanto na Síria como nos países vizinhos.

À semelhança de anteriores edições, esta conferência realiza-se no quadro da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 2254 (2015), que defende uma solução política como única forma de resolver o conflito sírio.

Reiterando o seu apoio político ao processo liderado pelas Nações Unidas, Portugal vai anunciar uma contribuição voluntária para a "Plataforma Global para os Estudantes Sírios" (iniciativa do ex-Presidente da República Jorge Sampaio que visa permitir que refugiados sírios continuem os seus estudos universitários) e para o "Fundo Madad – Fundo Fiduciário Regional da União Europeia para resposta à crise síria".