Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-13 às 17h26

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação na cerimónia de entrega de equipamento de proteção individual a Moçambique

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa, através de videoconferência, com o Representante Diplomático da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), Comendador Nazim Ahmad, e com a Embaixadora de Portugal em Maputo, Maria Amélia Paiva, na cerimónia de entrega de 100 mil máscaras reutilizáveis destinadas à população da Província de Maputo. Esta cerimónia conta ainda com a presença da Secretária de Estado da Província de Maputo e Coordenadora da Resposta ao COVID-19 daquela Província moçambicana, Vitória Dias Diogo.

A elaboração deste material, resultado de um esforço conjunto da Cooperação Portuguesa e da AKDN, tem a dupla vantagem de disponibilizar máscaras reutilizáveis à população moçambicana e, ao terem sido fabricadas localmente, apoiar a manutenção do emprego.

Numa segunda fase, e no quadro desta mesma parceria entre a Cooperação Portuguesa e a AKDN, serão ainda entregues 5 mil fatos de proteção individual e 100 mil máscaras cirúrgicas para profissionais de saúde moçambicanos.

A doação deste material está inserida na operacionalização do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor Leste.

Este Plano, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, envolve diversas entidades públicas e privadas portuguesas, visa contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia do Covid-19 nos PALOP e Timor Leste e assenta em dois grandes eixos, disponibilização de recursos e formação de profissionais de saúde em diversas áreas, envolvendo um montante superior a 3 milhões de euros.