Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-13 às 17h54

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus participa na reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Ásia e Europa em Madrid

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa, nos dias 15 e 16 de dezembro, na 14.ª reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Ásia e Europa, a Asia-Europe Meeting (ASEM), que se realiza em Madrid.

O encontro terá como tema «Ásia e Europa: juntas por um multilateralismo eficaz» e será presidido pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.

Ana Paula Zacarias intervirá na sessão plenária da ASEM no painel sobre «O sistema de comércio com base em regras e a Organização Mundial do Comércio (OMC)».

A agenda da reunião ministerial está centrada na forma de reforçar a cooperação entre as duas regiões em diversos domínios como o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Serão também discutidos temas como as alterações climáticas, o terrorismo, a cibersegurança, a igualdade de género e a conectividade sustentável, entre outros.

A ASEM é um fórum para o diálogo e a cooperação entre a Europa e a Ásia, criada em 1996, e reúne 51 países europeus e asiáticos, a União Europeia e o Secretariado da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Tags: Europa, Ásia