Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-05 às 19h04

Reunião com sindicatos e associações da PSP e GNR

No âmbito da Agenda de Diálogo Social e Ação para a Legislatura, o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, recebeu esta manhã os sindicatos e as associações socioprofissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR). Deu-se assim início ao processo negocial que o XXII Governo Constitucional pretende manter com o setor.

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna apresentou um calendário específico das matérias a negociar, sobre as quais foram pedidos contributos e propostas concretas para negociação coletiva. Destaque para a proposta de faseamento, entre 2020 e 2023, do pagamento de retroativos dos suplementos suspensos.

Estiveram presentes, por parte das estruturas representativas dos efetivos da PSP, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), o Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (SUP), o Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) e o Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia (SNOP). Por parte das associações socioprofissionais da GNR, a Associação dos Profissionais da Guarda (APG), a Associação Nacional de Oficiais da Guarda (ANOG), a Associação Nacional Autónoma de Guardas (ANAG), a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) e a Associação Socioprofissional Independente da Guarda (ASPIG).

Leia o comunicado na íntegra em anexo.