Saltar para conteúdo

Comunicados

2021-03-17 às 18h38

Reunião com representantes dos sindicatos e associações socioprofissionais da GNR e PSP

No âmbito da Agenda de Diálogo Social e Ação para a Legislatura, o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, reúne-se com os representantes dos sindicatos e das associações socioprofissionais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Esta reunião dá seguimento ao processo negocial que o XXII Governo Constitucional iniciou no ano passado e que permitiu uma ampla discussão sobre as matérias relativas à valorização dos profissionais da GNR e da PSP.

Foi já possível, no âmbito deste diálogo, concretizar o pagamento dos retroativos referentes aos suplementos não pagos em período de férias, bem como definir um Plano Plurianual de Admissões para as Forças e Serviços de Segurança. Nas várias reuniões que decorreram no ano passado, os sindicatos e associações foram também chamados a pronunciar-se sobre as prioridades para a nova Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, sobre os suplementos remuneratórios e sobre um novo modelo de Segurança e Saúde no Trabalho.

Na reunião de amanhã será discutido o projeto de Regulamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

O Ministério da Administração Interna congratula-se, uma vez mais, com a disponibilidade para o diálogo manifestada pelos representantes das estruturas sindicais e reafirma o empenho do Governo em prosseguir o trabalho já iniciado para a valorização dos profissionais da GNR e da PSP.