Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-09-09 às 11h31

Reserva Natural das Berlengas assina protocolo com o Fundo Ambiental para promoção da cogestão

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, preside à cerimónia «Assinatura do protocolo no âmbito da cogestão da Reserva Natural das Berlengas», marcada para quinta-feira, 10 de setembro, às 9h30, com ponto de encontro no Cais da Ribeira Velha, em Peniche.

Neste evento será assinado o protocolo entre o Fundo Ambiental, o município de Peniche e o ICNF (ICNF), que prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional para atividades prioritárias de promoção da cogestão da Reserva Natural das Berlengas.

Depois do Parque Natural da Serra de São Mamede, da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e do Parque Natural do Litoral Norte, esta será a quarta área protegida de âmbito nacional a reunir condições para aceder a este tipo de apoio pelo Fundo Ambiental.

A cogestão desta reserva natural será dinamizada através de uma comissão composta pelo município de Peniche, pelo ICNF, por representantes de instituições de ensino superior, de associações de defesa do ambiente e outros atores de relevância local.

O Governo consolida, assim, a sua estratégia de valorização do território e da Rede Nacional de Áreas Protegidas, focada numa gestão ativa e de proximidade.