Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-11-13 às 12h36

Recenseamento Agrícola 2019 no terreno

A segunda operação estatística de maior dimensão em Portugal arrancou no passado dia 25 de outubro. O Recenseamento Agrícola (RA 2019) decorre até maio de 2020 e é dirigido a todas as explorações agrícolas existentes no território nacional.

Trata-se de um inquérito estatístico, efetuado de dez em dez anos a todas as explorações agrícolas, sendo fundamental dispor de estatísticas oficiais que permitam conhecer e gerir o presente e preparar o futuro da agricultura portuguesa.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é a entidade responsável pela conceção, recolha, tratamento e divulgação dos resultados, com o acompanhamento dos serviços do Ministério da Agricultura. 
Nas regiões autónomas a operação é conduzida pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) e pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

A recolha de dados do RA 2019 é feita por entrevista presencial, realizada ao agricultor por entrevistadores devidamente identificados, sendo a resposta ao recenseamento obrigatória e confidencial.

Para o sucesso desta operação é fundamental a colaboração de todos os agricultores, a quem o INE e o Ministério da Agricultura, desde já, agradecem.

O Ministério da Agricultura associa-se a esta iniciativa que tem como objetivo caracterizar a agricultura portuguesa, proporcionando um quadro de informação completo e indispensável à tomada de decisões no âmbito das políticas agrícola e de desenvolvimento rural, e possibilitando a obtenção de indicadores ligados às práticas agrícolas e cujos resultados serão reportados à Comissão Europeia.

Poderão ser obtidas mais informações em https://ra2019.ine.pt/.
Áreas:
Agricultura