Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-07 às 20h06

Quarta conferência anual do New Space Atlantic Summit

A quarta conferência anual do New Space Atlantic Summit realiza-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, esta terça-feira, dia 8 de junho, no Convento de São Francisco, em Coimbra, com transmissão em direto, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre as 15h30 e as 16h30. 

Sob o tema New Space for people, esta quarta conferência ocorre juntamente com o lançamento na Europa do novo Programa Europeu para o Espaço 2021-27, que vai facilitar o desenvolvimento de tecnologias e aplicações espaciais na Europa. O evento inclui a discussão das conclusões aprovadas a 28 de maio pelos Ministros da União Europeia sobre New Space for People, que visam reforçar o setor do Novo Espaço na Europa. 

Pretende-se que esta abordagem europeia do Espaço para as pessoas mobilize o setor público e privado, as empresas, a indústria, as agências espaciais nacionais e a Agência Espacial Europeia no sentido de desenvolver novos serviços e atividades em torno do setor espacial, criar mais e novos empregos e mercados, além de contribuir para uma Europa mais inovadora, resiliente e competitiva no setor espacial.

Durante a conferência será igualmente apresentada a Cassini Space Entrepreneurship Initiative 2021-2027, desenvolvida pela Comissão Europeia e que visa apoiar empresas cuja atividade é a indústria espacial e que se dediquem ao Novo Espaço.