Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-01-27 às 12h33

Publicado relatório «Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020)»

Está publicado o relatório «Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020)», projeto que cumpriu o seu primeiro ano de implementação entre outubro de 2019 e junho de 2020 e que prossegue neste ano letivo.

Constituindo uma síntese da investigação realizada e o relato e avaliação da história vivida por alguns milhares de atores educativos nos últimos 10 meses, com esta publicação cumpre-se a avaliação do primeiro ano do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), desenvolvido no âmbito da política de autonomia e flexibilidade curricular, e especialmente dedicado ao domínio da avaliação das aprendizagens dos nossos alunos, enquanto parte integrante do desenvolvimento curricular.

Neste primeiro ano, estiveram ativamente envolvidos a quase totalidade dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), num total de 88, que desenvolveram outras tantas oficinas de formação, abrangendo diretamente 281 escolas, 1555 professores formandos, que desenharam quase três centenas de projetos de intervenção a desenvolver nas várias turmas que acompanham.

As diversas dinâmicas de formação implementadas, a monitorização do projeto e a sua avaliação são extensamente descritas, sendo alicerçadas metodologicamente as várias etapas da investigação realizada, no que configura uma intervenção de política pública objeto de avaliação.

Leia o comunicado na íntegra
Áreas:
Educação