Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-09 às 16h51

Protocolo de cooperação para exibição cinematográfica em estabelecimentos prisionais e centros educativos

Protocolo assinado entre DGRSP, ICA, GEDIPE e FEVIP vai levar 70 obras cinematográficas e audiovisuais a reclusos e a jovens em cumprimento de penas e medidas tutelares de internamento.
 
A DGRSP – Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, a GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais e a FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais, atentas à conjuntura nacional e internacional resultante da declarada pandemia Covid-19, assinaram um protocolo de cooperação para a distribuição de cerca de 70 obras cinematográficas e audiovisuais, que começaram ontem a ser entregues a 22 Estabelecimentos Prisionais e 6 Centros Educativos do país.
 
No âmbito deste protocolo, será disponibilizado um catálogo de obras cinematográficas e audiovisuais para serem livremente exibidas nos Estabelecimentos Prisionais e Centros Educativos que fazem parte do sistema prisional e tutelar educativo português sob alçada da DGRSP. Entre as obras que serão distribuídas, encontram-se os títulos Malapata, Eusébio – História de uma Lenda, O Caso Spotlight, La La Land – Melodia de Amor e Blade Runner 2049.

Paralelamente, será criado um vídeo para levar a cabo uma campanha de sensibilização para a prevenção da pirataria audiovisual, respeito pelos direitos de autor e conexos, assim como pelas indústrias de criação cultural, que será promovido pelas entidades signatárias deste protocolo.
 
A cooperação entre estas entidades procura, no âmbito de uma política que pretende assegurar aos cidadãos privados de liberdade o cumprimento das penas e medidas dentro dos parâmetros de dignidade, contribuir para criar condições que, de alguma forma, amenizem este período de limitações sociais e sanitárias acrescidas, e os aproximem da oferta cultural existente no meio social livre.

O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, sublinha que esta iniciativa reforça a importância do cinema enquanto forma de arte que alimenta a imaginação e nos permite viajar para outros mundos. O cinema tem um papel agregador e inclusivo, que pode reforçar e criar laços, e contribuir para a formação de jovens e adultos.
Áreas:
Cultura