Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-17 às 14h31

Projeto para o rio Ceira com 2,6 milhões de euros

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, preside à cerimónia de assinatura do contrato do projeto «Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas».  Marcada para quarta-feira, 18 de dezembro, às 11h00, a cerimónia decorre em Coimbra, no Auditório da Administração de Região Hidrográfica-Centro, na Avenida Cidade Aeminium (antiga Fábrica dos Mirandas), e conta também com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa.
 
O projeto «Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas» é apoiado pelo EEA Grants 2014-2021, mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu. Baseado numa abordagem ambiental, visa consciencializar as populações locais para a mitigação e adaptação das suas atividades às alterações climáticas neste território.
 
Com a duração de 36 meses e um orçamento de 2,6 milhões de euros, o projeto é coordenado pela Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, os municípios de Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra e a Direção Norueguesa para a Proteção Civil. Com incidência nas componentes hidrológica, cultural e nos ecossistemas, o projeto pretende melhorar a resiliência e a capacidade de resposta às alterações climáticas.