Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-06 às 19h09

Projeto Museus dos Futuro apresentado ao o Conselho Geral dos Museus, Palácios e Monumentos

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, reuniu esta tarde, em Lisboa, com o Conselho Geral dos Museus, Palácios e Monumentos. O objetivo do encontro foi a apresentação e discussão do relatório preliminar preparado pelo Grupo de Projeto Museus do Futuro, num trabalho desenvolvido ao longo do último ano.
 
As 50 recomendações hoje apresentadas foram agregadas em cinco eixos temáticos: Gestão de Museus; Redes e Parcerias; Transformação Digital; Gestão de Coleções; Públicos e Mediação e constituem um conjunto de propostas concretas que devem ser concretizadas num horizonte temporal de uma década, ou seja, até 2030.
 
Das recomendações identificadas pelo Grupo de Projeto Museus do Futuro, destacam-se três áreas essenciais de intervenção: o rejuvenescimento e robustecimento das equipas; a intervenção em alguns dos edifícios e monumentos e o incremento da capacidade digital destas instituições. Estas áreas têm sido, ao longo dos últimos meses, alvo de particular atenção do Ministério da Cultura e, para cada uma delas, foram já estabelecidas medidas de curto prazo que visam dar respostas às necessidades mais urgentes.
 
Após a reunião desta tarde segue-se agora um período de debate público, nomeadamente em estreito diálogo com as organizações do setor museológico e patrimonial e com os seus profissionais, ficando o documento aberto à receção de contributos até ao próximo dia 24 de julho. A versão final do relatório será tornada pública no final deste mês.
 
O Conselho Geral dos Museus, Palácios e Monumentos é um órgão criado no âmbito da implementação do regime jurídico de autonomia destas instituições, que integra os diretores dos Museus Nacionais, na dependência da Direção Geral do Património Cultural, e das Direções Regionais de Cultura. 

Tags: museus
Áreas:
Cultura