Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-11-18 às 17h14

Programa IFRRU2020 atinge os 500 milhões de euros de investimento contratualizado em reabilitação urbana

O IFRRU2020, Instrumento Financeiro Realização e Revitalização Urbanas, atingiu os 500 milhões de euros de investimento com 164 projetos contratualizados para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Após a reabilitação, 70 destes edifícios terão uso habitacional, 86 serão destinados a atividades económicas e os restantes 8 a equipamentos de utilização coletiva e na área social. A maioria dos projetos (125) são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.

Este investimento vai permitir reabilitar 770 habitações, fixar 995 novos residentes e obter uma redução anual do consumo energético após a reabilitação comparável ao consumo de três anos de um grande hospital público, promovendo assim uma reabilitação urbana sustentável. A reabilitação dos edifícios vai ainda criar 2684 postos de trabalho.

Os projetos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respetivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 57 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU20201.

O IFRRU2020 é um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

O apoio ao investimento na reabilitação urbana insere-se na estratégia do XXII Governo de criação de mais habitação, mais eficiência energética e mais emprego, promovendo assim um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável das cidades do futuro.