Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-02-12 às 19h18

Processo de vacinação dos elementos das Forças de Segurança arranca a 13 de fevereiro

Terá início este sábado o processo de vacinação dos elementos das Forças de Segurança, com a vacinação de 10 mil militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e de 10 mil agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) ao longo das próximas 3 semanas.

O início, nesta fase, do processo de vacinação de elementos da PSP e da GNR reconhece o papel das Forças de Segurança no combate à pandemia da Covid-19, colocando-as entre as prioridades de vacinação dentro das funções essenciais do Estado.

O planeamento deste processo de vacinação foi elaborado de forma articulada entre a GNR e a PSP, coordenado pelo Ministério da Administração Interna.

A ordem dos elementos a vacinar foi definida pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública, com base em critérios operacionais – priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do Coronavírus – e também critérios de saúde – com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direção Geral de Saúde.

Como exemplo de coordenação entre GNR e PSP, e de forma a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo, foi montado um centro de vacinação conjunto para os guardas e polícias desta área. Este centro funcionará nas instalações do Quartel de Conde de Lippe, na Ajuda, com 6 elementos do Centro Clínico da GNR e 3 elementos da Cruz Vermelha Portuguesa por cada turno de vacinação.

Já a vacinação dos militares e agentes das outras regiões do país será efetuada nos centros de saúde.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.