Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-04-27 às 22h15

Primeiro-Ministro reúne-se com representantes, promotores e responsáveis por eventos de massas

Na sequência de reuniões praticamente diárias que tem mantido com diversos setores da sociedade, em distintas áreas de atividade (turismo, hotelaria, restauração, indústria, comércio, etc.), o Primeiro-Ministro convidou para reuniões de trabalho os principais representantes, promotores e/ou responsáveis por eventos de grandes afluências de público – eventos de massas – como sejam os espetáculos musicais e os desportivos. O objetivo é perspetivar o futuro próximo e trabalhar em conjunto para procurar encontrar as melhores condições de retoma gradual destes eventos, em contexto de crise Covid-19. 
 
Assim, o Primeiro-Ministro recebe amanhã, terça-feira, 28 de abril, pelas 15h30, os principais empresários promotores dos maiores festivais de música no contexto da crise do novo coronavírus. Estarão presentes, a convite do Primeiro-Ministro: Álvaro Covões ("Everything is New" – Nos Alive); Roberta Medina ("Better World" - Rock in Rio); Luis Montez ("Música no Coração" - Meo Sudoeste, Super Bock Super Rock, etc.); João Carvalho e Filipe Lopes ("Ritmos" - Nos Primavera Sound, Vodaforne Paredes de Coura); Jorge Lopes (Meo Marés, Pavilhão Rosa Mota); Diogo Marques (Vilar de Mouros); Tiago Castelo Branco (RFM Somni/Rouling Loud/Afronation). Da parte do Governo estarão presentes, além do Primeiro-Ministro, o Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, a Ministra da Cultura e a Ministra da Saúde.
 
A partir das 17h, o Primeiro-Ministro terá reuniões de trabalho com Instituições Olímpicas, Desportivas e Clubes de Futebol. Em análise estará o modo de preparação, em segurança, da fase de regresso gradual à atividade desportiva, a avaliação sobre o reinício dos treinos, das provas e das competições, as respostas às exigências de proteção dos atletas e demais trabalhadores, e, naturalmente, a segurança para o público e adeptos, em contexto Covid-19. 
 
O Primeiro-Ministro reunirá primeiro com as Instituições Olímpicas e Desportivas, estando presentes o Comité Olímpico de Portugal (José Manuel Constantino, Presidente); o Comité Paralímpico de Portugal (José Manuel Lourenço, Presidente) e a Confederação do Desporto de Portugal (Carlos Cardoso, Presidente). 
 
Pelas 18h, o Primeiro-Ministro terá uma reunião com a Federação Portuguesa de Futebol (Fernando Gomes, Presidente, e Tiago Craveiro, Diretor-geral) que se faz acompanhar a seu pedido pela Liga de Clubes (Pedro Proença, Presidente), pelos Presidentes do Futebol Clube do Porto (Jorge Pinto da Costa, Presidente); Sport Lisboa e Benfica (Luis Filipe Vieira, Presidente) e Sporting Clube de Portugal (Frederico Varandas, Presidente). O tema central da reunião é analisar em que termos pode ser efetuada a retoma dos campeonatos profissionais e o levantamento de restrições na área do desporto. Da parte do Governo estarão presentes, além do Primeiro-Ministro, o Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, o Ministro da Educação e a Ministra da Saúde. 

Leia o comunicado na íntegra