Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-10 às 17h30

Primeiro-Ministro prepara reunião do Conselho Europeu com homólogo da Hungria

O Primeiro-Ministro desloca-se na próxima terça-feira, dia 14 de julho, a Budapeste, Hungria, onde terá uma reunião de trabalho com o seu homólogo da Hungria, Viktor Orbán.

O objetivo é preparar a próxima reunião do Conselho Europeu, que terá lugar em Bruxelas nos próximos dias 17 e 18 de julho, e na qual será debatida a proposta para o próximo Quadro Financeiro Plurianual e para o Fundo de Recuperação económica e social da União Europeia.

A reunião ocorre a seguir à deslocação do Primeiro-Ministro a Haia, no dia 13, onde terá uma reunião com o Primeiro-Ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, com o mesmo objetivo.

O Primeiro-Ministro tem realizado diversas reuniões com outros chefes de Governo da União Europeia, como aconteceu no início desta semana, em que recebeu em Lisboa, na segunda-feira, o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e, no dia seguinte, o Primeiro-Ministro de Itália, Giuseppe Conte.

Além destas reuniões presenciais, o Primeiro-Ministro tem mantido nos últimos dias diversos contactos (por telefone ou videoconferência) com outros seus homólogos europeus: ontem conversou com o Primeiro-Ministro da Letónia, Krišjanis Karinš, e hoje de manhã com a Primeira-Ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen.