Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-08 às 15h00

Primeiro-Ministro participou na Cimeira Global da Organização Internacional do Trabalho

O Primeiro-Ministro participou hoje, através de videoconferência, na Cimeira Global da OIT sobre o impacto da Covid-19 no Mundo do Trabalho, tendo transmitido algumas das seguintes mensagens:

«Vivemos tempos de exceção, mas sempre garantimos que em Portugal não haveria cortes de direitos. Os países devem unir-se, para que na saída desta crise tenhamos sociedades mais justas e solidárias.

Esta é uma crise que a todos atingiu, mas que tem consequências muito assimétricas. A desigualdade das condições de habitação, a precariedade das relações de trabalho e a fragilidade dos rendimentos expuseram muitos dos nossos concidadãos a um risco acrescido da contaminação.

A resposta a esta crise tem de ser global e aí a palavra da OIT é absolutamente fundamental – pelo seu modelo de diálogo social e pela sua eficiência. Este não é o tempo de rompermos com as organizações multilaterais, este é o tempo de reforçar as organizações multilaterais, designadamente no âmbito do sistema das Nações Unidas.

É também fundamental reforçar a capacidade de coordenação e de resposta económica na União Europeia. Ninguém na Europa sairá desta crise, se não sairmos todos desta crise em conjunto.

O nosso futuro coletivo só se fará com maior dignidade laboral, uma proteção social pública robusta e um olhar diferente para as potencialidades industriais, criativas e tecnológicas dos países. Queremos construir uma economia inovadora e criativa, que gere riqueza e crie emprego, mas também uma sociedade mais justa, mais solidária e mais inclusiva.»

#ILOSummit #COVID19 #betterfutureofwork:
https://global-summit.ilo.org/en/event/leaders-day
Intervenção do Primeiro-Ministro António Costa na conferência da OIT «Covid-19 e o mundo do trabalho», 8 Julho 2020
Tags: trabalho