Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-26 às 18h04

Prémios SIIGeP distinguem práticas inovadoras na gestão pública com a atribuição de um total de 30 mil euros a três equipas

O Governo distinguiu hoje três projetos que reconhecem práticas inovadoras na gestão pública, através da atribuição de prémios no valor global de 30.000 euros.

Estes prémios, que integram o Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), destinam-se às entidades da administração central direta e indireta que tenham desenvolvido projetos inovadores nas seguintes categorias: valorização dos recursos humanos, melhoria dos ambientes de trabalho e desenvolvimento de modelos de gestão.

Assim, na categoria de desenvolvimento de modelos de gestão, foi distinguido o projeto Business Intelligence de Gestão, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que consiste na implementação de uma solução de apoio à decisão clínica, concentrando numa única plataforma todo o processo de gestão, com elevados níveis de segurança. Com uma arquitetura modular e escalável, capaz de recolher, correlacionar e analisar milhões de registos em segundos, esta solução contribuiu para a modernização administrativa, bem como para a redução dos custos e melhoria da eficiência organizacional.

Na categoria de valorização dos recursos humanos, foi distinguido o projeto Temos Valor(es)!, apresentado por uma equipa da Direção-Geral do Orçamento. A iniciativa reconhece e distingue as pessoas que evidenciam os valores institucionais da DGO, traduzindo-se em ganhos de motivação na prossecução de uma missão comum, além da retenção de talento e transferência de conhecimento.

O projeto SGMF – Inovação 1.0, da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças, foi distinguido na categoria de melhoria dos ambientes de trabalho. O projeto, implementado ao longo de 2019, permitiu a adoção de medidas de participação, de gestão dos trabalhadores e dos próprios espaços físicos, bem como de capacitação e reforço da colaboração intergeracional, que induziram uma alteração positiva de comportamentos, com reflexo na motivação das pessoas, na confiança institucional e predisposição à participação.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.