Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-01-28 às 18h36

Prémio Ética no Desporto distingue judoca Jorge Fonseca

Jorge Fonseca é o galardoado com o "Prémio Ética no Desporto" de 2019, uma distinção atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, e que será entregue ao judoca, esta quarta-feira à noite, na 24.ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal.

Jorge Fonseca é o atual campeão do mundo de judo na categoria -100 kg e é um exemplo no modo como vive e encara o desporto, assente em valores como a superação, o sacrifício e a entrega.
Natural de São Tomé e Príncipe, o atleta chegou a Portugal com 11 anos tendo, mais tarde, vivido no Centro de Alto Rendimento do Jamor onde, ainda hoje, faz a sua preparação física para os grandes desafios desportivos.

Jorge Fonseca é o primeiro atleta português a conquistar o título de campeão mundial de judo, objetivo alcançado logo após um período particularmente difícil da sua vida.

Entre outros momentos, Jorge Fonseca protagonizou um emblemático gesto de partilha para com uma jovem fã, aclamado pela comunidade desportiva alargada, em particular no judo. Não indiferente à história de vida de Teresa Santos, o campeão mundial ofereceu-lhe a sua medalha de ouro. Teresa está institucionalizada num centro de acolhimento temporário infantil, a atleta de 13 anos do Judo Clube da Marinha Grande, aluna na Escola Guilherme Stephens, despertou para a modalidade no Desporto Escolar.

O prémio do Plano Nacional de Ética no Desporto tem como objetivo distinguir anualmente personalidades ou entidades de âmbito desportivo que promovem a ética e os valores do desporto e demonstrem "uma reiterada conduta e defesa de valores éticos, e da promoção de um desporto mais humano". Em 2016, o prémio foi entregue ao motociclista Paulo Gonçalves; em 2017, ao maratonista paralímpico Jorge Pina; e em 2018, ao futebolista Tarantini.

Este prémio teve como júri o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e o Provedor da Ética no Desporto, Manuel Sérgio.

Como referido, a distinção é entregue na 24.ª edição da Gala da Confederação do Desporto de Portugal que decorre, no Salão "Preto e Prata" do Casino Estoril, esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, pelas 19h30.

Num ano especialmente rico em termos de acontecimentos desportivos - Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos, Europeu de Futebol, Europeu de Andebol, Europeu de Ténis de Mesa, entre outros grandes eventos – o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estarão presentes neste encontro que junta centenas de atletas, federações, dirigentes e demais agentes desportivos.
Tags: desporto
Áreas:
Educação