Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-10-05 às 18h21

Portugal subscreve desafio da Comissão Europeia para reforçar o Espaço Europeu de Investigação e o investimento em investigação e inovação

Numa comunicação publicada dia 30 de setembro, a Comissão Europeia (CE) traça um novo ciclo para o Espaço Europeu de Investigação (ERA, sigla em inglês) e defende que já a partir do próximo ano haja um reforço no financiamento europeu para as atividades de investigação e inovação.

A CE propõe ainda que cada Estado-Membro em 2030 destine 1,25% do seu Produto Interno Bruto para estas áreas. No documento divulgado, e que foi realizado em articulação com o Trio de Presidências (Alemanha, Portugal e Eslovénia), a CE apela ainda a novos esforços de modo a criar um quadro europeu para as carreiras de investigação.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), subscreve o desafio e saúda a comunicação e as prioridades nela constantes, especialmente a prioridade dada ao investimento em Investigação e Inovação, bem como às carreiras de investigação, em consonância com a estratégia nacional para a ciência, tecnologia e ensino superior e a par do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal 2021-2026.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.