Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-02-01 às 13h15

Portugal retomou trajetória de redução da dívida pública em 2021

O Banco de Portugal confirmou hoje que Portugal retomou em 2021 a trajetória de redução de dívida pública, interrompida pela pandemia. A dívida pública sofreu uma forte redução de 7,7 p.p. do PIB diminuindo de 135,2% em 2020 para 127,5% em 2021, em linha com o previsto.

Foi a maior redução da dívida pública (em % do PIB) de sempre e a primeira vez em democracia que a dívida pública se reduziu em valor nominal, tendo diminuído 900 milhões de euros face a 2020.

Esta forte redução da dívida pública foi possível devido à forte recuperação da economia portuguesa, à melhoria das contas públicas e à otimização da tesouraria global do Estado.

Este resultado é uma excelente notícia para Portugal. A retoma da trajetória de redução da divida pública é fundamental para a credibilidade internacional da república e para a confiança na economia portuguesa.

No atual contexto de normalização da política monetária a nível europeu, permite assegurar maior segurança e estabilidade e melhores condições de financiamento para o Estado, para as empresas e para as famílias. Um fator fundamental absolutamente determinante para a recuperação da economia portuguesa e para o investimento.

Tags: dívida
Áreas:
Finanças