Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-10-29 às 11h13

Portugal progride mais rapidamente do que a média europeia no Índice da Igualdade de Género de 2020

No Índice da Igualdade de Género de 2020 do EIGE (Instituto Europeu para a Igualdade de Género), divulgado hoje, Portugal está a progredir mais rapidamente do que a média europeia, estando em 16.º lugar no ranking, em relação ao 21.º que ocupava em 2015. Contudo, destaca-se também a persistente segregação sexual na educação e profissões em Portugal, representando as mulheres apenas 16% das pessoas especialistas e 19% das diplomadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Este desequilíbrio torna-se particularmente gravoso no atual contexto da acelerada digitalização gerada pela crise pandémica, pelo risco associado a sistemas de Inteligência Artificial baseados em algoritmos enviesados ou pelas novas formas de violência online contra as mulheres.

O projeto Engenheiras Por Um Dia, cuja 4.ª edição é hoje lançada, é uma das respostas ao problema evidenciado neste índice, como âncora do trabalho de combate à segregação na educação e profissões, e integrado no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030.

Este projeto, iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) em articulação com Carta da Diversidade (APPDI), Instituto Superior Técnico e Ordem dos Engenheiros e envolve 53 entidades parceiras – empresas e municípios, 22 escolas e 12 institutos de ensino superior. As anteriores edições do projeto já envolveram 7975 jovens do 3º ciclo e ensino secundário, em mais de 350 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

Esta quinta-feira, pelas 17h, terá lugar o evento de apresentação com transmissão online com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e da Presidente da CIG. Será também promovido um debate moderado pela jornalista, Catarina Carvalho, e que conta com a participação da Luísa Ribeiro Lopes - Coordenadora do INCoDe.2030, Lídia Santiago, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros e Isabel Ribeiro, do Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico.

Esta edição vai distinguir-se pela aposta na componente digital, mantendo as atividades e adaptando-as ao contexto atual de combate à pandemia Covid-19. Nesta senda e com o intuito de dinamizar as atividades será ainda lançado um site do Projeto, produzido pela entidade parceira DNS.pt. (disponível aqui).

Áreas:
Presidência