Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-23 às 18h30

Portugal passa a integrar o grupo dos países «fortemente inovadores»

Portugal é agora um país «fortemente inovador», de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020)i divulgada a 23 de junho. Em 2019, Portugal era já líder do grupo dos países «moderadamente inovadores», tendo este ano subido de posição e integrando agora o grupo de países onde está a Bélgica, Alemanha, Áustria, Irlanda, França e Estónia.

Os resultados mais recentes desta publicação anual da Comissão Europeia, que pretende medir e acompanhar o desempenho dos Estados-membros da União Europeia em termos de inovação, permitem concluir que Portugal é agora o 12.º país mais inovador na União Europeia, tendo subido 6 lugares face à posição que ocupava no EIS 2016 (18.º lugar). Esta é a melhor posição de Portugal de sempre neste ranking, sendo de registar que é o país em que o indicador de inovação mais aumentou entre 2015 e 2019.

Estes bons resultados de Portugal ao longo do tempo refletem o aumento da capacidade de inovação das empresas, das entidades de I&D e da generalidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação, incluindo as entidades públicas de apoio e promoção à I&D e à inovação.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.