Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-10-04 às 15h52

Portugal participa na Reunião Ministerial da OCDE em Paris

Portugal participará, nos dias 5 e 6 de outubro, na Reunião Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que se realiza em Paris. Esta reunião, presidida pelos Estados Unidos da América, assinalará o 60.º aniversário da Organização sob o mote «Valores partilhados: construir um futuro verde e inclusivo».

A delegação nacional será integrada por membros do Governo das áreas da Economia e Transição Digital, dos Negócios Estrangeiros e das Finanças.

O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, participará no almoço de trabalho, no dia 6, onde se debaterá a promoção do comércio para todos. Será orador principal na sessão plenária do mesmo dia sobre a construção de um futuro inclusivo, e na sessão dedicada à promoção de um crescimento inclusivo (oportunidades para todos nivelando as condições de competitividade).

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, assegurará a representação nacional na cerimónia de abertura da Reunião Ministerial, no dia 5. Intervirá também na sessão reservada aos 38 membros da OCDE, onde se abordarão os valores partilhados que cimentam a Organização. Francisco André estará igualmente presente na adoção da Declaração final desta Ministerial e na sessão de encerramento, no dia seguinte.

O Secretário de Estado das Finanças, João Nunes Mendes, participará no plenário sobre fiscalidade internacional e na sessão de debate relativa à construção de um futuro verde e neutro em termos de emissões, no dia 6. Intervirá, ainda, na sessão dedicada ao contributo do financiamento sustentável para atingir a neutralidade carbónica, que terá lugar nesse mesmo dia.