Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-03-16 às 13h48

Portugal participa em conferência sobre Hidrogénio em Berlim

A conferência «Towards a European green hydrogen union - Presenting a strategic research and innovation agenda» realiza-se no dia 18 de março, no Ministério Federal da Educação e Investigação alemão, em Berlim, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Ministro abordará a perspetiva do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia) no âmbito da transição energética e da cooperação para o desenvolvimento do setor. 

Trata-se de uma oportunidade para apresentar a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação, no âmbito do «Agenda Process on Green Hydrogen», lançado em 2021 no formato de iniciativa-piloto do Espaço Europeu de Investigação. 

O «Agenda Process on Green Hydrogen» visa a criação de uma comunidade europeia interdisciplinar e transdisciplinar para o hidrogénio verde, agregando a ciência, indústria, sociedade civil e administração pública e assente no programa conjunto do Trio de Presidências da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia), apoiado pela Comissão Europeia, por vários Estados-Membros da União Europeia e países terceiros. 

Portugal está apostado na implementação da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) tendo em vista a criação de uma economia de hidrogénio e, através da Agência Nacional de Inovação, no âmbito da rede PERIN, apoia a participação nacional no Cluster 5 - Clima, Energia e Mobilidade do Horizonte Europa, que enquadra o hidrogénio enquanto prioridade política europeia e nacional. 
 

Tags: hidrogénio