Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-21 às 10h38

Portugal participa com a UE em operação de apoio humanitário à Guiné-Bissau no combate à Covid-19

Portugal organizará, juntamente com a União Europeia no quadro do recentemente criado mecanismo de Ponte Área Humanitária da União Europeia para responder a situações de emergência, um conjunto de voos destinados à Guiné Bissau. Esta operação de apoio humanitário vai estabelecer uma ponte aérea entre Portugal e a Guiné-Bissau, com a partida na próxima quinta-feira, dia 23, do primeiro dos quatro voos previstos, para fazer chegar àquele país de língua oficial portuguesa cerca de 45 toneladas de material médico-hospitalar para apoiar no combate ao Covid-19, que foram oferecidos por diversos organismos multilaterais, nomeadamente o PNUD e a UNICEF, e ONGD nacionais e europeias.

A operação tem como objetivo contribuir para a redução da situação de vulnerabilidade em que o país se encontra, em resultado da atual crise pandémica, apoiando o reforço das capacidades locais para a mitigação dos efeitos do Covid-19.

Os equipamentos a fornecer à Guiné-Bissau incluem material de proteção individual, nomeadamente máscaras, luvas, óculos, viseiras, mangas, sapatos e fatos, bem como medicamentos, gel, álcool e todo o material necessário para colheita e análise dos testes ao Covid-19.

Depois do voo realizado no passado dia 15 de maio com destino a São Tomé e Príncipe, e do apoio logístico a um voo com destino ao Haiti, em junho passado, esta já é a terceira operação organizada por Portugal, juntamente com a União Europeia, no quadro do mecanismo de Ponte Área Humanitária da União Europeia.