Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-03-06 às 13h05

Portugal na linha da frente do «Pacto Europeu para os Plásticos»

Portugal foi um dos 16 países da União Europeia que, esta manhã, assinaram o "Pacto Europeu para os Plásticos", colocando o nosso país no top dos estados que querem reduzir em 20% a quantidade de resíduos plásticos e aumentar a reciclagem.

Além dos países europeus, fazem parte deste Pacto, mais de 70 grandes empresas que se comprometem em tornar as embalagens de plástico recicláveis e adaptadas à reutilização.

O «Pacto Europeu para os Plásticos» iniciado pelos governos de França, Holanda e Dinamarca, entrará em vigor em 2025, criando uma visão comum de uma economia circular para o plástico.

Este Pacto tem metas ambiciosas em que se destacam:

- Redução dos produtos e embalagens de plástico virgem em pelo menos 20%;

- Aumento da capacidade de recolha, triagem e reciclagem de todos os plásticos usados em embalagens e produtos de uso único em pelo menos 25 pontos percentuais;

- Melhorar o uso de plásticos reciclados o máximo possível, com uma média de pelo menos 30% de plástico reciclado nos produtos e embalagens de plástico descartáveis;

- Tornar reutilizáveis todas as embalagens plásticas e produtos plásticos descartáveis sempre que possível e, em todos os casos, recicláveis.

Como o primeiro pacto regional, o «Pacto Europeu para os Plásticos» visa a criação de oportunidades que conduzam a ações ambiciosas, permitindo a cooperação em toda a cadeia de valor à escala europeia de modo a impulsionar o desenvolvimento de técnicas e abordagens mais inteligentes sobre este material.
Tags: ambiente