Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-31 às 16h00

Portugal é o 15.º destino mundial em 2019 no Barómetro OMT

De acordo a edição de julho do Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), hoje divulgado, Portugal subiu duas posições no ranking global de chegadas de turistas internacionais, posicionando-se como o 15.º destino turístico mundial, num documento que pode ser consultado aqui: https://www.e-unwto.org/toc/wtobarometereng/18/4.
 
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal registou um total de 24,6 milhões de turistas internacionais em 2019, correspondendo a um crescimento de 7,9% face ao ano anterior (+7,5% em 2018).
 
De acordo com o INE, a Espanha manteve-se como o principal mercado emissor de turistas para Portugal (6,3 milhões de turistas, correspondendo a 25,5% do total), seguido do Reino Unido, França e Alemanha.
 
Com este desempenho, Portugal ganhou quota de mercado em termos mundiais, crescendo bastante acima da média mundial (+3,6%) e europeia (+4,0%), bem como na região da Europa do Sul e Mediterrâneo (+5,4%). Entre os 20 principais destinos turísticos mundiais, Portugal foi o terceiro que mais cresceu em termos relativos.
 
Quanto às receitas do turismo internacional, Portugal registou 18,4 mil milhões de euros em 2019 (+8,1% face a 2018), mantendo a 20.ª posição em termos internacionais. 
 
Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques: «estes resultados comprovam o sucesso da Estratégia Turismo 2027 (ET27), reafirmando a competitividade do turismo nacional, que o 12.º lugar no Índice de Competitividade do Fórum Económico Mundial em 2019 também confirmou. Por outro lado, os dados demonstram igualmente a tendência de crescimento em valor (crescimento dos gastos superior ao crescimento da procura) e uma diversificação dos mercados, com redução de 1,6 p.p. do peso dos 5 principais mercados emissores para Portugal. Queremos regressar a esta rota de crescimento e continuamos a convidar todos os portugueses visitarem Portugal e (re)descobrirem o melhor destino do mundo».

Tags: turismo