Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-13 às 18h55

Portugal e Índia reforçam laços empresariais no domínio da Defesa

Portugal e a Índia reforçam as relações de cooperação no domínio das indústrias de Defesa com a assinatura de três acordos de cooperação entre empresas dos dois países.

O grupo português CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) e a empresa indiana HAL estabelecem uma parceria para o desenvolvimento de novos projetos ligados à tecnologia aeronáutica e espacial, aproveitando a experiência e a competência adquiridas pelo grupo de Matosinhos neste domínio, nomeadamente através da participação no projeto de engenharia das aeronaves KC-390.

Também a empresa portuguesa UAVISION e a indiana VEDA Defense Systems firmam um acordo com enfoque na transferência de tecnologia, produção e coprodução de sistemas aéreos não tripulados, ao abrigo do qual será ainda criado um centro de treino para este tipo de aparelhos na Índia, com know-how português.

Por último, é ainda assinado um protocolo entre os Estaleiros Navais de Peniche e o GOA Shipyard para a construção de lanchas rápidas em Portugal e na Índia, com recurso a tecnologia da empresa portuguesa, nomeadamente polímeros nos cascos das embarcações. A transferência de tecnologia e coprodução destes equipamentos permitirá explorar oportunidades de negócio em mercados de interesse comum, como o continente africano.

A assinatura destes acordos, na Índia, é acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, por ocasião da visita de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Áreas:
Defesa Nacional