Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-22 às 10h30

Portugal e Hungria reforçam cooperação na área do Espaço

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Péter Szijjártó, assinam esta quinta-feira, dia 23 de julho, pelas 14h50, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, um Memorando de Entendimento (MoU, sigla em inglês) que visa a cooperação entre Portugal e a Hungria na área do Espaço, Ciência e Tecnologia. 

O Memorando de Entendimento tem como objetivo o desenvolvimento de atividades, programas e projetos espaciais para fins pacíficos, ao abrigo do "Tratado sobre os princípios que regem as atividades dos Estados na exploração e utilização do espaço exterior, incluindo a Lua e outros corpos celestes" assinado em janeiro de 1967, e no qual ambos os países são subscritores. 

O MoU prevê a cooperação no domínio i) da partilha e aplicação de dados obtidos por satélite para a observação e investigação da Terra e das alterações climáticas, ii) da investigação, desenvolvimento, produção, utilização e aplicação de tecnologias de satélite, sistemas terrestres e subsistemas de última geração, iii) da exploração do Espaço através da utilização da robótica e iv) da tecnologia espacial aplicada às telecomunicações e infraestruturas espaciais. 

Após a assinatura do MoU, ambos os Ministros prestam declarações à comunicação social numa conferência de imprensa no Palácio das Laranjeiras, pelas 15 horas. 

Durante o encontro entre os Ministros, o MCTES far-se-á acompanhar pela Presidente da PT Space, Chiara Manfleti, e por Ricardo Conde e Hugo Costa da PT Space e pelo Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, José Paulo Esperança. 

Da comitiva húngara fazem parte a Comissária Ministerial para a Investigação Espacial, Orsolya Ferencz, a Chefe do Grupo Parlamentar de Amizade Hungria-Portugal, Mónika Bartos, o Vice Secretário do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, József Magyar, e o Embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai.