Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-03-03 às 17h02

Portugal e Espanha discutem cooperação no espaço e na energia

A cooperação entre Portugal e Espanha no âmbito do Espaço e da Energia e o reforço da colaboração científica e do financiamento da investigação é o enfoque da reunião entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Ministra da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Morant, no dia 4 de março, em Madrid. 

O encontro focar-se-á principalmente em dois pontos:

1. a colaboração da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space com a futura Agência Espacial Espanhola, cuja criação foi aprovada no âmbito da nova Lei da Ciência de Espanha, apresentada em Conselho de Ministros extraordinário no passado dia 18 de fevereiro, e prevista para iniciar funções dentro de um ano;

2. a evolução dos compromissos assumidos na 32º Cimeira Luso-Espanhola, que decorreu em Trujillo, em outubro do ano passado, e durante a qual as áreas governativas da ciência, tecnologia e inovação de ambos os países acordaram: 
a. o desenvolvimento da «Constelação Atlântica» e do GEOSAT (como «Operador Ibérico de Satélite»), a financiar através dos Planos de Recuperação e Resiliência dos dois países, fundos estruturais da União Europeia (UE), Fundos Nacionais e envolvendo uma potencial colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês), bem como com o centro aéreo;
b. a criação do «Centro ibérico de Investigação de Energia Sustentável em Cáceres», em colaboração com os Centros de Évora e Portalegre, a financiar através dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência, Fundos Estruturais da UE, Fundos Nacionais e envolvendo uma potencial colaboração com o no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
 
Durante a reunião, o Ministro Manuel Heitor e a Ministra Diana Morant abordarão ainda a participação portuguesa no projeto International Fusion Materials Irradiation Facility - DEMO Oriented Neutron Source, de especial relevância para Portugal que aposta no desenvolvimento da protonoterapia, uma terapia baseada em tecnologia com feixe de protões, e que permite o tratamento eficaz de múltiplas tipologias de cancro.

Manuel Heitor faz-se acompanhar pelo Embaixador português em Espanha, João Mira Gomes, pela Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Helena Pereira, pela Presidente da Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça, pelo Presidente da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space, Ricardo Conde, pelo CEO do Centro Internacional do Atlântico – AIR centre, Miguel Belló, e pelo Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Paulo Brito.