Saltar para conteúdo

Comunicados

2020-05-04 às 8h25

Portugal associa-se à iniciativa «Resposta global à Covid-19 – Conferência de Doadores»

Portugal associa-se, esta segunda-feira, à iniciativa «Resposta global à Covid-19 – Conferência de Doadores», organizada pela Comissão Europeia. A iniciativa tem como objetivo reunir esforços de governos, empresários, fundações e cidadãos da União Europeia para recolher 7,5 mil milhões de euros, com vista a acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo a vacinas, diagnósticos e tratamentos. 
 
Além de uma significativa contribuição financeira, juntando o setor público e o privado, os centros nacionais de I&D e a indústria farmacêutica estão preparados para integrar parcerias internacionais nas três áreas cobertas pela Resposta Global e em todas as fases: investigação, produção e distribuição.

Foram muitas as instituições e empresas que se  associaram a este movimento:  Sociedade Francisco Manuel do Santos, Jerónimo Martins, EDP, EPAL, APIFARMA, Associação Nacional de Farmácias, Banco Santander Totta, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Calouste Gulbenkian,  Millennium BCP, Novo Banco, SONAE, GALP, Imamat Ismaili, Fundação Champalimaud, Fundação Mota Engil, CUF, Luz Saúde e Multicare e United Health (Hospital dos Lusíadas).
 
A participação portuguesa será anunciada esta manhã, numa sessão a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian.
 
10h00 Resposta Global à Covid-19 – Conferência de Doadores
Local: Fundação Calouste de Gulbenkian. Lisboa