Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-12-08 às 16h52

Portugal apresenta prioridades da presidência portuguesa da UE na área dos transportes

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, participou hoje no Conselho virtual de Ministros dos Transportes da União Europeia, o último sob a presidência alemã, e apresentou aquelas que serão as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que se inicia a 1 de janeiro, para a área dos Transportes.

Colocar o caminho-de ferro no centro de um sistema de transportes europeu mais resiliente e ao serviço das pessoas, aproveitando o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, em 2021, está no topo das prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho de Transportes.

Contribuir para a rápida recuperação do setor dos Transportes, garantindo capacidade operacional dos diferentes modos e o fluxo de pessoas e de mercadorias na União, , acompanhar a preparação de um Plano de Contingência da UE para lidar com pandemias e outras crises disruptivas, e preparar o caminho para um setor dos Transportes mais ecológico, eficiente e resiliente na Europa são três das principais preocupações que serão seguidas durante a presidência portuguesa.

Na aviação, o projeto do Céu Único Europeu estará no topo da agenda. A Eurovinheta, no transporte rodoviário, e a Estratégia da Comissão para uma Mobilidade Inteligente e Sustentável são outros dos temas em destaque.