Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-01-25 às 9h24

Portugal acolhe pela segunda vez o Fórum Mundial de Presidentes da Câmara da OMT

Portugal voltou a ser escolhido pela Organização Mundial de Turismo (OMT) para ser palco do encontro de presidentes de câmara de todo o mundo para abordar os desafios do turismo urbano sustentável.

A decisão do Porto acolher o Fórum no primeiro semestre de 2021 foi tomada em Madrid, à margem da FITUR, num encontro entre a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o Secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Em 2019, cerca de meia centena de representantes de câmaras municipais a nível mundial debateram os desafios do crescimento do número de turistas e as soluções que promovam um turismo que gere riqueza e que respeite e beneficie os residentes de cada local, tendo sido assinada a primeira carta de turismo sustentável da OMT das Nações Unidas.

«Prova de que Portugal está no pelotão da frente a fazer mais e melhor pela sustentabilidade foi a inclusão do Observatório dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve na rede de Observatórios da OMT, numa cerimónia que decorreu em Madrid e que muito nos orgulha e desafia para continuar», declarou a Secretária de Estado. «Também foi com muita satisfação que vimos reconhecido o trabalho feito por Portugal em matéria de Turismo Acessível pela OMT porque temos condições e queremos receber todos, durante todo o ano e por todo o país», acrescentou.

Além de Espanha e da Croácia, que detém a presidência rotativa da UE, Portugal esteve também em destaque no evento «The Future of Sustainability Tourism in The Framework of the EU Green Deal», organizado pela OMT durante a FITUR. Nessa ocasião, a Secretária de Estado destacou os pontos sobre sustentabilidade inscritos na Estratégia de Turismo 2027.

No segundo dia da FITUR, a Secretária de Estado reuniu-se com a sua homóloga espanhola, Isabel Oliver, num encontro em que foi decidido o aprofundamento da cooperação na promoção externa dos dois países e do turismo nas zonas fronteiriças.

«Não podia fazer um balanço mais positivo da participação na FITUR, um dos eventos mais relevantes do calendário do setor turístico. Portugal continua a ser reconhecido pelo trabalho árduo que tem feito em prol da inclusão e da sustentabilidade. Trabalhamos para continuarmos a ser visitados e experienciados como o melhor destino do mundo», concluiu Rita Marques.